quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CUIDADOS COM O CORPO, COM ENFOQUE PARA A HIGIENE PESSOAL


EIXOS: NATUREZA E SOCIEDADE  E LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


Este é um tema atrativo às crianças e oportuniza um aprendizado significativo e prazeroso, pois faz parte do cotidiano deles. Este trabalho teve os seguintes objetivos:

      Ensinar e estimular os hábitos de higiene pessoal;

      Demonstrar a importância dos cuidados com o corpo;

      Favorecer a auto-estima da criança;

      Identificar objetos e produtos para higiene pessoal.

 

METODOLOGIA:

As atividades iniciaram-se com roda de conversa dirigida  e leitura de histórias em que utilizei um fantoche para “conversar com eles” sobre o tema e verificar os conhecimentos prévios da turma sobre o tema a ser abordado: O que significa ter cuidados com o corpo? Como podemos cuidar do nosso corpo?

Após a leitura da história, simulamos como seria a maneira correta de tomarmos um bom banho, dando banho na boneca  e depois praticamos a escovação de dentes.

            Depois juntamente com o fantoche perguntei às crianças se eles conheciam a música do Ratinho Tomando Banho, do Castelo Rá Tim Bum e a maioria não conhecia. Apresentei o filme da música para as crianças e a mesma em Cd. E então explorei o assunto que a música trazia.

Após a exploração da música, comecei requisitar ajuda da família no compromisso de trazer para a escola, embalagens e rótulos de produtos de higiene pessoal para montarmos um cartaz coletivo. Esta etapa do trabalho foi interessante, pois eles se envolveram bastante, cada criança falava de sua embalagem, para que servia? Como usava? Sentiram-se importantes nessa confecção.

Combinamos então que faríamos uma apresentação da música do Ratinho tomando banho para as salas vizinhas (Berçário I e II e para as crianças da Recreação).

Eles ficaram empolgados. Fizemos muitos ensaios! As crianças se divertiram muito.

Chegou o grande dia! Realizamos nossa apresentação na área externa da escola para todos os nossos amigos. Foi muito legal, um dia cheio de emoção!

Considero que foi um trabalho muito produtivo, pois os objetivos traçados foram atingidos, além de proporcionar um aprendizado contextualizado, de maneira divertida e envolvente.

 

Roda de conversa



 






Leitura de Histórias

 
 
 

Aprendendo a tomar banho

 
 
 


 

Explorando os rótulos e embalagens dos produtos de higiene pessoal



 
 
 

Confecção do cartaz coletivo

 




 
 
 
 

Praticando a escovação

 


 
 

Assistindo o vídeo da música do Ratinho tomando banho (Castelo Rá TIM Bum)

 
 
 

Nossos Ensaios


 
 
 
 

Chegou o gande dia! Nossa apresentação para as crianças do Berçário I e II e para as da Recreação.




 





Professora Liliane - Maternal 1 B