A hora do conto ou da rodinha de história é muito prazerosa para os nossos pequeninos, pois vem contribuindo para o desenvolvimento da fala, da competência artística e para formação de pequenos leitores.
Diversos estudos apontam os benefícios da inserção precoce das crianças no universo letrado, ou seja, quando há o contato da criança com a leitura desde a primeira infância há também desenvolvimento maior de habilidades da linguagem oral e escrita.
Sabendo desta importância nossa instituição escolar que se encontrava com um pequeno acervo de livros destinados para esta faixa etária passou a investir em livros que contemplam os anseios e necessidades dos nossos alunos.
Os nossos alunos apreciam livros pop-up, com sons, de estímulo aos sentidos táteis e ricos em gravuras. Quando são apresentados a eles, todos já vão se sentando para averiguar e constatar os mistérios que trazemos nas nossas mãos, durante a leitura eles apreciam as figuras dos livros e nossas dramatizações com muitos gestos (caras e bocas), muitos ficam até o final da história enquanto outros se levantam dão uma voltinha pela sala e depois, dependendo da tonalidade da voz (contação em vez de leitura), voltam e se sentam de novo para escutar a história. É importante destacar que cantamos músicas relacionadas com personagens dos livros.
Os pequeninos ficam ansiosos, já que ao final de cada história damos oportunidade para que eles manipulem os livros, observando as figuras e às vezes pronunciam algumas palavras mostrando com os dedinhos.
O tempo todo acompanhamos os pequeninos folheando os livros, estimulando a fala, por meio da pronúncia de palavras relacionadas às imagens presenciadas pelos alunos.