quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Semana da Criança




A semana da criança em nossa unidade escolar teve uma programação especial....



2ª FEIRA
MANHÃ – Roda de Histórias + Salada de Frutas

TARDE – Sessão de Cinema + Pipoca Doce

3ª FEIRA
MANHÃ – Resgate de Brincadeiras Tradicionais
 + Gelatina Arco Íris

TARDE – Teatro de Fantoches + Piquenique

4ª FEIRA
MANHÃ – Teatro de Fantoches + Piquenique

TARDE – Resgate de Brincadeiras Tradicionais
+ Gelatina Arco Íris

5ª FEIRA – “DIA DO BRINQUEDO”
MANHÃ – Sessão de Cinema + Pipoca Doce

TARDE – Roda de Histórias + Cachorro Quente
****Foram entregues as lembrancinhas!!!




 E no dia 23/10 (terça-feira) recebemos em nossa unidade escolar uma ÁREA BABY disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação com cama elástica e duas piscinas de bolinhas.












Seguem, fotos de alguns momentos de uma semana tão especial...

Hora de ver filme, comendo pipoca... Procurando Nemo, A era do Gelo e a Fuga das Galinhas...







Picnic: bolos, frutas, biscoito de polvilho, biscoitos, suco...





Turma da tarde...




 Turma da manhã...








 

Aqui, nossos caçulinhas: Maísa, Júlia e Vinícius.









Teatro de Fantoches...







Brincadeiras tradicionais...






Contação de história...









Brincadeiras bem divertidas, como: dança da cadeira...











segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A gata de sapatilhas





 Nesta última sexta-feira 21/09/2012 recebemos em nossa escola o espetáculo teatral "A GATA DE SAPATILHAS". Com texto e direção de Anna Himmel a peça trata do cuidado que devemos ter com os animais, não permitindo que sejam abandonados ou maltratados. As crianças se divertiram muito!!!








segunda-feira, 13 de agosto de 2012

As mascotes...




Dentro da Proposta Fazer em Cantos surge a idéia da mascote da sala, com o objetivo de desenvolver o cuidado com tudo: com as pessoas, com os animais e, principalmente, com a natureza.
No ambiente escolar coletivo, em que existem vários grupos de crianças em diferentes faixas etárias, a mascote ajuda na construção da identidade de um grupo.
Por isso, cada turma adotou uma mascote por eleição, tornando-se nome da turma o que ajudará a criança no sentido de sentir-se parte de um determinado grupo único e diferente dos outros. 
O Berçário 1 é a turma do Peixe Pepeu;
O Berçário 2 é a turma do Pintinho Leleco;
O Maternal 1 A é a turma do Urso Pufe e
O Maternal 1 B é a turma do Coelho Tico.









 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Hora da Leitura: momentos prazerosos...

A hora do conto ou da rodinha de história é muito prazerosa para os nossos pequeninos, pois vem contribuindo para o desenvolvimento da fala, da competência artística e para formação de pequenos leitores.
Diversos estudos apontam os benefícios da inserção precoce das crianças no universo letrado, ou seja, quando há o contato da criança com a leitura desde a primeira infância há também desenvolvimento maior de habilidades da linguagem oral e escrita.
Sabendo desta importância nossa instituição escolar que se encontrava com um pequeno acervo de livros destinados para esta faixa etária passou a investir em livros que contemplam os anseios e necessidades dos nossos alunos.
Os nossos alunos apreciam livros pop-up, com sons, de estímulo aos sentidos táteis e ricos em gravuras. Quando são apresentados a eles, todos já vão se sentando para averiguar e constatar os mistérios que trazemos nas nossas mãos, durante a leitura eles apreciam as figuras dos livros e nossas dramatizações com muitos gestos (caras e bocas), muitos ficam até o final da história enquanto outros se levantam dão uma voltinha pela sala e depois, dependendo da tonalidade da voz (contação em vez de leitura), voltam e se sentam de novo para escutar a história. É importante destacar que cantamos músicas relacionadas com personagens dos livros.






Os pequeninos ficam ansiosos, já que ao final de cada história damos oportunidade para que eles manipulem os livros, observando as figuras e às vezes pronunciam algumas palavras mostrando com os dedinhos.
O tempo todo acompanhamos os pequeninos folheando os livros, estimulando a fala, por meio da pronúncia de palavras relacionadas às imagens presenciadas pelos alunos.
Este trabalho vale a pena, porque é divertido; pois acreditam que estão lendo de verdade.