domingo, 5 de junho de 2011

Eixo: Movimento – Berçário

Um bebê é capaz de perceber que, ao mexer-se no berço, o móbile também acompanha o movimento. A partir daí, a criança já repete tal movimento de forma objetiva e consciente. Portanto, é entendido que a decoração da cama do bebê estimula a sua inteligência.



Aos quatro meses, a criança consegue controlar de forma mais eficaz os seus movimentos, podendo, com razoável precisão, aproximar a mão dos objetos, desde que estes estejam próximos. Cada objeto próximo adquire vida e estimula-a para novas e ricas experiências.


























Na educação infantil a ênfase do trabalho de desenvolvimento de competências motoras está centralizado na diversificação dos movimentos fundamentais de locomoção — tais como andar, correr, saltar, saltitar, deslizar, escalar; de manipulação — como arremessar, receber, chutar, rebater, rolar; e de estabilização — como equilíbrio estático (ficar num só pé), equilíbrio dinâmico (andar numa superfície estreita) e apoios invertidos (parada de cabeça, parada de mãos, estrela). Tudo isso contextualizado em atividades da cultura lúdica infantil.







É por meio da brincadeira que a criança aprende o que mais ninguém lhe pode ensinar. É dessa forma que ela se estrutura e conhece a realidade. Além de conhecer o mundo, aprende a conhecer a si mesma. Ela descobre, compreende o papel dos adultos, aprende a comportar-se e a sentir-se como eles.




















São atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos.




















"Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então, aprender com as crianças."
                                     (Monique Deheinzelin).


Professora Luciane dos Santos Pedro - Berçário 1

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