A seguir, a turma do Maternal 1 B será apresentada nos espaços de aprendizagem de sua própria sala de aula, definidos aqui como cantos de aprendizagem, sendo eles: o Cantinho do Faz-de-conta (Jogos simbólicos), o da leitura e o dos jogos pedagógicos.
CANTINHO DO FAZ-DE-CONTA (JOGOS SIMBÓLICOS): Espaço dedicado à imaginação e fantasia. Nele as crianças brincam imitando a mamãe: passeiam e alimentam as bonecas.
Jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, predominando muita fantasia, mas estabelecendo uma ligação com o mundo real por meio da atividade psicomotora, que prende a criança à realidade.
“Graças ao faz-de-conta, a criança pode imaginar, imitar, criar ou jogar simbolicamente e, assim, pouco a pouco, vai reconstituindo em esquemas verbais ou simbólicos tudo aquilo que desenvolveu em seu primeiro ou segundo ano de vida.Com isso pode ampliar seu mundo, estendendo ou aprofundando seus conhecimentos para além de seu próprio corpo;pode encurtar tempos, alargar espaços, substituir objetos, criar acontecimentos.Além disso, pode entrar no universo de sua cultura ou sociedade aprendendo costumes, regras e limites. (LINO DE MACEDO REVISTA PÁTIO EDUCAÇÃO.ANO I nº 3 dez 2003/mar2004.
CANTINHO DA LEITURA: Espaço Educador dedicado ao manuseio de diferentes tipos de materiais impressos: gibis, livros e panfletos.
A leitura do mundo precede a leitura da palavra “(Paulo Freire)
No intuito de desenvolver, desde a mais tenra idade, o hábito e o prazer da leitura, a educação infantil deve oferecer oportunidades de leituras variadas, leitura não apenas de textos escritos, mas a própria leitura e interpretação do mundo em que a criança está inserida e do qual faz parte como ator social.
O acesso a diferentes tipos de texto, mesmo bem antes da alfabetização, permitirá desenvolver tais capacidades, alem de apresentar à criança elementos constitutivos do texto: vocabulário, estrutura, enredo, coerência interna, elenco de personagens e, além disso, o uso social da escrita, elementos esses que serão fundamentais no processo de alfabetização. Isso porque constatamos que “as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita muito antes do que se supunha” (MEC/SEF, 1998, vol.3, p. 123)
O acesso a diferentes tipos de texto, mesmo bem antes da alfabetização, permitirá desenvolver tais capacidades, alem de apresentar à criança elementos constitutivos do texto: vocabulário, estrutura, enredo, coerência interna, elenco de personagens e, além disso, o uso social da escrita, elementos esses que serão fundamentais no processo de alfabetização. Isso porque constatamos que “as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita muito antes do que se supunha” (MEC/SEF, 1998, vol.3, p. 123)
É importante que o livro seja tocado pela criança, folheado, de forma que ela tenha um contato mais íntimo com o objeto do seu interesse. A partir daí, ela começa a gostar dos livros, percebe que eles fazem parte de um mundo fascinante, em que a fantasia apresenta-se por meio de palavras e desenhos.
CANTINHO DOS JOGOS PEDAGÓGICOS: Aramados, Jogos de Empilhar e de encaixar.
Para as turmas iniciais, brincar e jogar não são passatempos, trata-se de atividades fundamentais para a construção de conhecimentos sobre o mundo. Com elas, os pequenos aprendem a estar com os outros e consigo mesmos.
Brinquedos de empilhar ou encaixar são boas formas para trabalhar a coordenação motora fina e grossa, além de estimular o raciocínio lógico e a criatividade.
"É possível descobrir mais de uma pessoa em uma hora de brincadeira do que um ano de conversa" (Platão)
"As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade". (Vygotsky)
Nenhum comentário:
Postar um comentário