segunda-feira, 30 de maio de 2011

As mascotes e suas festas...

Neste ano a EMEB Ermelinda Geralda da Silva Soga passa a integrar a proposta “Fazer em Cantos” elaborada pela Secretaria Municipal de Educação pautada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, visando “promover a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança” (BRASIL,1998,v 1, p.17).
A proposta pedagógica tem cinco princípios norteadores, sendo eles: a) autonomia e a cooperação, b) o espaço educador, c) a formação da equipe escolar, d) a avaliação e e) participação da comunidade. Isto é, o trabalho realizado nesta proposta visa, através das brincadeiras, a conquista da autonomia, do respeito aos colegas e familiares e a seus pertences, podendo já concluir com base em estudos anteriores que as crianças inseridas nesta proposta estarão mais preparadas para a vida.
Decorre desta proposta a criação de mascotes para simbolizarem cada sala de aula, criando uma identidade da turma perante a escola...


Nossa unidade escolar possui quatro turmas, que a partir do mês de maio passam a ser representadas por suas mascotes, assim:
O Berçário 1 é a turma do jacaré Billy
O Berçário 2 é a turma da centopéia Lilica
O Maternal 1 A é a turma do sapo Teddy
O Maternal 1 B é a turma do cãozinho Pupi.
Nas fotos a seguir veremos as festas de nascimento das mascotes...







                                                                     

                                              O cãozinho Pupi...








O jacaré Billy...














  A centopéia Lilica...





 O sapo Teddy...




















A intenção da confecção da mascote junto às crianças é criar um laço de afetividade...
Desse modo, a cada sexta-feira um criança de cada turma será sorteada para levar a mascote para passar o fim de semana junto com ela e a família. Os pais, por sua vez, ficam responsáveis em relatar como foi que a criança se comportou em relação à mascote. Entende-se aqui que a criança ao perceber a importância de cuidar de uma mascote, passa também a importar-se mais com os animais, com os colegas... com a natureza... e é justamente essa pessoa que queremos formar... uma pessoa que participe dos problemas sociais, que seja solidária, que se coloque no lugar do outro e saiba como ajudá-lo, enfim uma pessoa que colabore sempre para uma sociedade mais justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário